Parece que não consegue fazer as coisas? Pare de dizer sim…
Quer você se distraia facilmente, tenha tendência a morder mais do que consegue mastigar ou pense que trabalhar demais é a resposta, a maneira como você lida atualmente com as tarefas pode significar que muitas vezes você tem dificuldade para realizar muitas tarefas.
Para ajudar a aproveitar ao máximo seu tempo, aqui estão seis coisas que pessoas produtivas fazem todos os dias (que você deveria começar a fazer agora):
Eles se concentram em uma coisa de cada vez
Mesmo que você seja o melhor multitarefa do planeta, isso não significa necessariamente que você seja produtivo.
E embora o trabalho possa estar sendo feito usando essa tática, provavelmente não será concluído da melhor maneira possível. Afinal, dividir sua atenção em quatro coisas equivale a apenas um quarto do seu esforço investido – o que significa que a probabilidade de erros aumenta e seus padrões diminuem.
Então, em vez de tentar fazer malabarismos ao máximo, priorize suas tarefas e execute-as uma por uma . Não apenas sua produtividade melhorará, mas você também poderá descobrir que a procrastinação é menos tentadora.
Porque alternar entre várias guias, e-mails e textos o dia todo não está resolvendo nada…
Eles dizem não
Pessoas produtivas raramente são rotuladas como “homens/mulheres sim”.
Em vez disso, quando dizem que farão algo, na verdade cumprem – o que significa que um “sim” só vem depois de avaliarem completamente a sua carga de trabalho. E, potencialmente, eles podem ter que dizer “não” a alguns pedidos se não tiverem tempo para realizar uma tarefa.
Infelizmente, é improvável que alguém que diga sim por impulso seja produtivo no longo prazo. Suas intenções podem ser boas, mas eles não são necessariamente realistas quanto aos seus objetivos.
Eles não levam as coisas muito a sério
Pensar demasiado. Criticar demais. Excesso de trabalho.
As pessoas que passam a maior parte do tempo em alguma (ou em todas) as opções acima correm o risco de comprometer sua produtividade, mesmo sem perceber. E embora você possa imaginar uma pessoa produtiva como uma pessoa que trabalha demais e que não consegue se desligar, na verdade é quase exatamente o oposto.
Saber quando relaxar é a melhor maneira de fazer uma pausa quando precisar – em vez de se culpar ou seguir em frente, mesmo que sua mentalidade não esteja à altura do trabalho.
Afinal, os erros são da natureza humana e a única maneira de manter a produtividade é realmente aprender com eles e seguir em frente.
Eles cuidam de si mesmos
Seja dormindo o suficiente, organizando tarefas ou apenas comendo bem e fazendo exercícios, as pessoas produtivas geralmente são alimentadas pelo seu próprio bem-estar.
Na verdade, uma grande parte da produtividade depende de você conseguir realmente se concentrar na tarefa em questão e, se estiver cansado, sobrecarregado e/ou com fome (veja também: fome) – trabalhar provavelmente será a última coisa. na sua mente.
Em vez disso, a procrastinação será uma inevitabilidade. Não importa o quanto você pense que pode continuar vazio.
Seja dormindo o suficiente, organizando tarefas ou apenas comendo bem e fazendo exercícios, as pessoas produtivas geralmente são alimentadas pelo seu próprio bem-estar.
Na verdade, uma grande parte da produtividade depende de você conseguir realmente se concentrar na tarefa em questão e, se estiver cansado, sobrecarregado e/ou com fome (veja também: fome) – trabalhar provavelmente será a última coisa. na sua mente.
Eles sabem o que é importante
Pessoas produtivas não “matam o tempo”.
Em vez disso, utilizam-no com sabedoria – reservando-o para as tarefas mais importantes.
Porque saber priorizar tarefas de forma eficaz e entender quais delas têm maior senso de urgência é a chave para ser um trabalhador produtivo.
Para colocar as coisas em perspectiva, pergunte-se se seu tempo poderia ser melhor gasto em outras coisas antes de iniciar uma tarefa e, se a resposta for sim, você sabe o que fazer.
OBS: verificar seus e-mails a cada cinco minutos nunca deve ser o número um em sua lista de tarefas…
Eles trabalham para trás
Às vezes, a produtividade se resume simplesmente a ser capaz de olhar para o futuro.
As pessoas mais produtivas levarão tempo para definir primeiro metas claras e trabalharão de trás para frente para alcançá-las – com o resultado em mente. Então, eles serão capazes de dividir sua carga de trabalho em etapas viáveis que os ajudarão a ter sucesso no longo prazo.
Essa ética de trabalho não significa apenas que tudo o que você faz tem um propósito claro, mas também significa que você terá muito mais probabilidade de estar motivado para realmente fazê-lo .
Lembre-se: não se trata apenas do que você faz, mas do porquê você faz.
Para saber mais sobre como o bem-estar está relacionado à produtividade e descobrir o seu propósito de vida, confira nosso post sobre IKIGAI: O QUE É E QUAL É A SUA RELAÇÃO COM NOSSO PROPÓSITO DE VIDA?